domingo, 2 de outubro de 2011

PROJETO CRESCER COM SEGURANÇA

Crescer com Segurança
P


ensando na segurança das crianças e professores, a Entidade Filantrópica CEI Montanha do Saber criou o programa “Crescer com Segurança” a fim de evitar acidentes e doenças relacionado ao trabalho. O objetivo do projeto é de obter uma educação de qualidade e garantindo, principalmente, a segurança de tudo e todos.
A educação é um assunto diário na mídia brasileira. Todos os dias, jornais, revistas, televisão, internet e rádio falam da educação, mas pouco da segurança nas escolas e/ou creches. Estes assuntos deixam no ar algumas questões, como: Quanto vale a vida humana? As creches, entidades e escolas estão preparadas para controlar e evitar acidentes? A legislação nacional esta atualizada em relação ao tema?
Essas questões estão sempre presentes no senso geral, os setores que lidam com a segurança do trabalho adquirem mais e mais relevância com as com as novas condições de trabalho, custos, rentabilidade, e cuidados no trato com a saúde e a vida humanas.
A idéia de aplicar a segurança no trabalho na instituição filantrópica montanha do saber se deu de forma mediata, através de observações e percepções realizadas no dia de trabalho dos professores, o “projeto crescer com segurança” criado por Maria Jocileide diretora em parceria com Luiz C. Rodrigues Filho Técnico de segurança do trabalho, onde visa minimizar e/ou neutralizar os acidentes relacionados ao trabalho, seja ele de pequena ou grande proporção. Um acidente causa sofrimentos à família, prejuízos à instituição e ônus incalculáveis ao Estado. Tais eventos não devem ocorrer, essa é uma das regras fundamentais do projeto, é nesse sentido que incentivamos tanto os professores quanto os responsáveis da instituição à enorme importância social e econômica dos acidentes de trabalho provocados por negligência, imprudência e/ou imperícia.
Para tanto, foi empregada uma metodologia que envolveu de inicio três etapas:
  1.  Pesquisa documental e de informações;
  2.  Um intenso trabalho de campo onde foi criado um mapa de risco e outros programas;
  3. Treinamento sobre segurança e medicina do trabalho, movimentação e manuseio dos equipamentos de combate a principio de incêndio e noções de primeiro socorros com os professores e responsáveis pela instituição.
Segurança do Trabalho começa na escola...

Luiz Carlos Rodrigues Filho
(11) 6589-9059

Nenhum comentário:

Postar um comentário