segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Vacinação incluída no PCMSO

            As empresas de construção civil são obrigadas a vacinar os funcionários que trabalham em obras, contra o tétano. A lei 14.655 foi proposta pela deputada Ada De Luca (PMDB). "Garantindo a vacinação no ambiente de trabalho, prevenimos a doença, preservamos a saúde dos operários da construção civil, além de diminuir a sobrecarga no sistema de saúde", defende a parlamentar.
A vacina é uma das principais aliadas do serviço de saúde ocupacional porque permite, a partir de ações simples e de baixo custo, alcançar seu objetivo: a saúde dos trabalhadores, com diminuição do risco de absenteísmo. Além disso, um programa bem elaborado será percebido pelos funcionários como mais um benefício e, pela empresa, como uma ferramenta que assegura o ritmo de produção, evitando faltas, licenças temporárias por motivos de saúde e as aposentadorias precoces.
A vacinação deve, então, estar incluída entre os temas a serem trabalhados pelo serviço durante todo o ano e não apenas na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat). Cabe ao médico do trabalho ser um vigilante das imunizações do grupo de trabalhadores.
A saúde ocupacional tem sido alvo de investimento e atenção das autoridades governamentais. Atualmente, é impossível conceber uma empresa que não esteja engajada no Programa Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e no Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). Campanhas educativas visando a melhoria da saúde do trabalhador brasileiro são incentivadas e assuntos como a obesidade, as doenças do coração, a Aids, e a saúde da mulher, entre outros, já fazem parte do cotidiano das grandes empresas.
Entre os anos de 1996 e 2007 foram registrados 351 casos de tétano, destes 144 pessoas morreram por causa da doença. Dos casos registrados, 94% aconteceram na faixa etária acima de 20 anos.
  
Apesar dos equipamentos de segurança, os operários da construção civil estão mais expostos aos riscos de contrair esta doença que pode levar a morte, com uma vacinação maciça no setor, os funcionários vão estar imunizados e vão trabalhar com mais segurança e tranqüilidade
Esta publicação é um pequeno guia de consulta e orientação para os Técnicos de Segurança que desejam atuar no ramo da construção civil e demais profissionais interessados em vacinação ocupacional, com os principais aspectos relacionados à imunização de trabalhadores. Estão neste texto as indicações de rotina e as situações especiais. A vacina para proteção contra o tétano faz parte do esquema básico infantil de vacinação, através da tríplice bacteriana (difteria - coqueluche -tétano) e, a cada 10 anos, toda pessoa deve fazer uma dose de reforço com a vacina dupla adulto.

Luiz Carlos Rodrigues Filho




Nenhum comentário:

Postar um comentário